nao acredite en qualquer banner que seja bonito e chamativo maioria e papo furado sei que isso vai da problema mais serviços como adsense e furada mesmo vlw amigos e amigas
Atualização: sem dúvida o blogueiro mais famoso do Brasil é o Edney “Interney” Souza, desde a publicação de sua entrevista para a Época. Leia no meu Blogue pessoal um artigo sobre o que o Edney tem a ensinar: O Mito Interney.
Pedro Timóteo postou um link (Steve Pavlina: como fazer dinheiro com blogs) para um artigo excelente para o blog do Steve Pavlina (acesso o blog do Pedro para ter acesso ao link), sobre o assunto que é mote permanente deste blog.
Naturalmente, recomendo a leitura do artigo original, em Inglês, que por sinal é bem extenso. Mas vou citar aqui os principais pontos do artigo, apenas para dar uma idéia do que o Pavlina fala. Aliás, o blogue todo é muito bom, não é de admirar que esteja faturando duzentas doletas diárias só no Adsense (fora os outros empreendimentos).
- O site foi lançado há 19 meses. No começo rendia pouco mais de um dólar por dia; há doze meses rendia $4.12, e atualmente rende mais de $200 diários.
- Ele nunca investiu um centavo em promoção.
- Se você decidir que quer ganhar dinheiro com seu blog, então decida mesmo. Não adianta botar um banner aqui e outro ali, ou um linkzinho de “faça uma doação” e ficar rezando pela sorte. Se for fazer, faça bem feito e não se envergonhe de querer ganhar dinheiro.
- Críticas são naturais quando você começar a tentar fazer dinheiro com um blog que antes era de graça. Decida ao que vale ou não a pena dar ouvidos.
- Você pode ganhar dinheiro online. Definitivamente, sim.
- Ganhar dinheiro online não é para qualquer um, só para quem é esperto. Se você está se perguntando se é esperto o suficiente, não abandone seu emprego ainda.
- Tem que ter as “manhas” da web. Não precisa ser especialista, mas tem que saber o que está fazendo, mesmo que você vá terceirizar todo o trabalho de baixo nível. Observe a lista abaixo:
- blog publishing software
- HTML/CSS
- blog comments (and comment spam)
- RSS/syndication
- feed aggregators
- pings
- trackbacks
- full vs. partial feeds
- blog carnivals (for kick-starting your blog’s traffic)
- search engines
- search engine optimization (SEO)
- page rank
- social bookmarking
- tagging
- contextual advertising
- affiliate programs
- traffic statistics
Opcionalmente acrescente podcasting, instant messaging, PHP ou outras linguagens de script.
Se alguma das expressões acima fizer você balançar a cabeça negativamente, dedique-se um pouco mais às manhas da web (um bom lugar para começar são os arquivos do Lucrando na Rede).
- Sempre que se vir diante de uma tecnologia nova ou desconhecida, pesquise. O Google é seu amigo.
- Não se preocupe muito com o risco da perda, ao invés disso desenvolva suas “antenas” para captar novas oportunidades.
- A blogosfera muda rapidamente. Mude também, adapte-se.
- Tenha uma estratégia geral para geração de receita.
- Não reinvente a roda.
- Tráfego, tráfego, tráfego. Ou seja, preocupe-se também em atrair visitantes para seu site (emendo eu: “content is king”).
- Anúncios no seu site não vão espantar seus visitantes.
- Aposte em múltiplos canais de receita.
- Invista em receita automática, como a gerada por links doprograma de afiliados da PortoFácil.
- Utilize ferramentas decentes para blogar. (Nota minha: um blog baseado em WordPress é muito mais recomendável do que um blog baseado no Blogger americano, e nem se compara ao Blogger brasileiro.)
- Hospedagem é barata, assine um provedor comercial (que eu recomendo que seja a PortoFácil).
- Não permita comentários em seu blog. (Discordo totalmente dessa premissa, mas o argumento do Pavlina baseia-se numa prática que me é comum: ele experimentou com e sem comentários, e descobriu que artigos sem a possibilidade de comentários davam mais retorno a ele.)
- Construa um site completo, não apenas um blog.
- Teste e otimize sempre. Depois volte a testar e a otimizar.
- Escolha seu nicho, mas tenhas certeza de que ele não é estreito demais.
- Não poste arquivos muito curtos, nem fique muito tempo sem postar. (Nota: para quem trabalha e estuda, e ainda tem que arranjar tempo para blogar pode ser difícil de seguir essa dica; mas ele próprio admite que largou tudo para viver do blog, e por isso mesmo trabalha em tempo integral no blog.)
- Não crie despesas desnecessárias (como licenciamento de sistemas de suporte online, e outras coisas supérfluas e caras).
- À medida que for ficando popular, aceite os brindes que naturalmente virão (não sei se vêm tantos brindes assim para a gente, em Terra Brasilis).
- Mantenha-se motivado. Descubra qual é sua paixão, e guie-se por ela. (Esta dica vale o artigo inteiro, não a subestime.)
0 comentários:
Postar um comentário